Quem não sabe uivar não encontrará sua matilha, diz Clarissa Pinkola Estés
“Como os filhotes de lobo, vamos decorar as armadilhas, como são feitas e de que modo são armadas.” Nesse trecho de MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS Clarissa fala das amizades que nada trazem de bom quando se está lutando seja pelo que for – tocar um projeto, começar vida nova, sair de um relacionamento, enfrentar uma depressão.
“Se você estiver lutando para fazer algo a que dê valor, é importantíssimo que se cerque de pessoas que dêem apoio inequívoco ao seu trabalho. É tanto uma armadilha quanto um veneno ter supostos amigos que sofrem dos mesmos males mas não têm nenhum desejo verdadeiro de se curar. Esses tipos de amigos incentivam a pessoa a agir de modo escandaloso, fora dos seus ciclos naturais, fora de sincronia com suas necessidades profundas.
Uma mulher braba não pode se dar o luxo de ser ingênua. Por estar voltando à sua vida inata, ela deve considerar os excessos com um olhar cético e ficar alerta para os custos que eles representam para a alma, a psique e o instinto. Como os filhotes de lobo, vamos decorar as armadilhas, como são feitas e de que modo são armadas. É dessa forma que permanecemos livres.
Conheço alguns escritores que têm este lema colado acima da sua escrivaninha. Conheço uma que o leva dobrado dentro do sapato. É um trecho de um poema de Charles Simic que serve de orientação definitiva para todas nós. “Quem não sabe uivar não encontrará sua matilha.”
Se você quiser reconvocar a Mulher Selvagem, recuse-se a ficar no cativeiro. Com os instintos aguçados para ter equilíbrio, salte para onde bem entender, uive à vontade, apanhe o que estiver à mão, descubra tudo o que puder, deixe que seus olhos revelem seus sentimentos, examine tudo, veja o que puder ver. Dance usando sapatos vermelhos, mas certifique-se de que eles sejam os que você mesma fez à mão.
Você será uma mulher cheia de vida.”
Lindo!!!!!!!!!!!! Caiu como uma luva pra mim. Grata
Bia, obrigada por mais este post! Encontrar vcs nesse ano de 2017 foi fundamental para aprender a uivar. Obrigada à você e à Cris por tudo!
Joana você com certeza é parte da nossa matilha! grande beijo