Mulheres de Encantado: nosso corpo nos pertence!
Segundo leio na Folha de 15/05, algumas garotas da cidade de Encantado, RS, tiraram fotos usando lingerie. Uma delas, de 13 anos, enviou as suas para o namorado, que as compartilhou num grupo de WhatsApp.Dizendo que todos estavam rindo dela, a menina cortou os pulsos e está no hospital.
Outra mocinha, que prestou queixa por sofrer hostilidades pelo mesmo motivo, viu o boletim de ocorrência que fez na delegacia ser divulgado no mesmo grupo de WhatsApp.
Comentários depreciativos sobre elas, tipo “estão pagando o preço de não se valorizarem” e “mereciam uma boa cinta de couro de búfalo…” (hein???!!!) estão espalhados pela imprensa local, mídia eletrônica e redes sociais. Segundo a reportagem, as garotas do grupo continuam sendo criticadas e expostas, inclusive por colegas da mesma idade.
Além de outras considerações, acho espantoso pensar em jovens reproduzindo o pior do velho machismo que deveria estar enterrado no inglório passado. O que esperamos das gerações que nos sucederão é que eles ao menos tentem conduzir a civilização a patamares mais altos.
Mas esses atos estão provocando reação. Um grupo de mulheres está cobrando posição das autoridades, há um coletivo de Mulheres de Encantado e Taquari se movimentando, e já fizeram uma marcha de mulheres com faixas declarando: “Meu corpo, minhas regras”. De novo me espanto: há 40 anos atrás marchamos com faixas semelhantes: “Meu corpo me pertence”. Até quando isso ainda será necessário?
Minha solidariedade a estas mulheres. Continuamos marchando, pelo tempo que for necessário!
Post de Bia Del Picchia
Meninas tirando fotos de lingerie dá no que o patriarcado quer. A mulher é grande…………..