Indicação de livro: Tempo de reacender estrelas
Tempo de reacender estrelas, da francesa Virginie Grimaldi, é um pequeno livro, singelo, de escrita simples, mas bastante poético. Conta a luta de uma mãe trabalhadora francesa, de condição financeira bastante precária, para fazer suas filhas, uma de 17 anos e outro de 12 que estão passando por problemas e se afastando dela, ficarem bem. E ela faz isso tomando uma “louca” decisão: leva-las num motorhome ( que ela pede emprestado a seu pai) numa viagem para verem a Aurora Boreal. O livro relata essa viagem, que acaba se tornando uma jornada de encontro e “cura” para as três. Cada capítulo traz a voz de uma delas. A mãe fala como narradora, a filha mais velha escreve o que vive em um blog e a menor num diário. O livro alterna em capítulos a narrativa das três. É bem legal!
Segue a sinopse: Anna tem 37 anos, está separada do marido e as dívidas não param de aumentar. Ela se desdobra para manter o trabalho como garçonete em um restaurante e sustentar as filhas, Chloé e Lily, com quem encontra apenas no café da manhã.
Chloé tem 17 anos. Uma adolescente cheia de sonhos prestes a desistir deles. É por meio de seu blog que vamos conhecendo melhor seus planos e desilusões. Lily, 12 anos, está com problemas na escola e o único a saber disso é Marcel, seu diário, e seu ratinho, batizado com o mesmo nome do pai, Mathias, que abandonou o barco quando ela tinha 5 anos.
Quando Anna se dá conta de que suas filhas não estão bem, ela toma uma decisão inesperada: levá-las em um motorhome, rumo aos países da Escandinávia, para ver a Aurora Boreal.
Uma história emocionante sobre as relações familiares, os encontros e desencontros de gerações e, acima de tudo, sobre o amor.