Indicação de livro: Mil Navios Para Troia
Eu amei esse livro da Natalie Haynes! Dessa minha jornada literária pelos mitos gregos recontados por mulheres contemporâneas e sob a ótica das mulheres míticas esse, junto com Circe de Madeline Miller, foram os que mais gostei. Natalie Haynes escreve maravilhosamente bem, mesclando uma fina ironia, com um olhar empático e comovente sobre as mulheres. Eu super recomendo a leitura. Só um aviso: quanto mais a leitora/leitor souber sobre a guerra de Tróia, a odisseia de Ulisses e seus personagens mais poderá aproveitar o livro. Uma leitura para ser saboreada com deleite e, ao mesmo tempo, servir de reflexão para os dias de hoje. E mais uma edição super bem cuidada da editora Jangada.
Segue a sinopse: A Guerra de Troia é um dos maiores épicos da literatura ocidental. Conta a história de um conflito de dez anos entre os gregos e os troianos, que culminou na destruição da cidade de Troia.
Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que essa guerra não foi apenas um conflito entre homens. As mulheres também tiveram um papel importante na história, mesmo que seus nomes não sejam tão conhecidos. Em “Mil Navios Para Troia”, Natalie Haynes conta a história da Guerra de Troia a partir da perspectiva das mulheres. Ela traz à luz as histórias de mulheres como Helena, Pentesileia, Penélope e as três deusas que deram início ao conflito. Essa é uma história emocionante e comovente que destaca o papel das mulheres na história e na sociedade. Finalista do Woman´s Prize for Fiction, esta recontagem feminista da Guerra de Troia, dá voz às mulheres que os mitos esqueceram.