O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: Dicionário das palavras perdidas


Eis um livro bem diferente: apesar de ter personagens, a maior parte femininas, bem bacanas, Esme especialmente, a personagem principal é a PALAVRA, ou melhor dizendo as PALAVRAS e seu poder de moldar o mundo. E acompanha momentos da história inglesa, especialmente focada na questão do sufrágio feminino e na primeira guerra mundial. Não é um livro que todas/todos devem gostar, mas para quem reconhece a importância das palavras na construção das crenças eu super indico.

Segue a sinopse: Em 1901, uma palavra sumiu do Dicionário Oxford da língua inglesa. Esta é a história da garota que a roubou.

Esme cresceu em um mundo de palavras. Criada apenas pelo pai, um lexicógrafo a serviço do Dicionário Oxford da língua inglesa , passa seus dias no Scriptorium, um galpão de jardim adaptado para servir de sala aos homens do Dicionário. Certo dia, uma ficha contendo a definição de um verbete a encontra por acaso, e a pequena Esme passa a colecionar outras palavras como aquela – perdidas, descartadas ou negligenciadas pelos funcionários do Scriptorium. Com o tempo, ela percebe que muitas dessas palavras relacionam-se às experiências das mulheres, e que raramente são registradas. Esme decide, então, coletar palavras para seu próprio dicionário: o “Dicionário das palavras perdidas”. Ambientado no auge do movimento sufragista, na iminência da Primeira Guerra Mundial, além de ser inspirado na real história da elaboração do Dicionário Oxford da língua inglesa , este livro revela uma narrativa perdida, singular, escondida nas entrelinhas de uma história escrita por homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.