Leio, estudo, adoro contos de fadas. Em Moscou, descobri um pintor de contos de fadas russos, chamado Victor Vasnetsov, que viveu de 1848 a 1926.
Ao entrar em seu estúdio, de pé direito altíssimo, dei de cara com uma imensa pintura da Babayaga voando em sua vassoura acima das nossas cabeças espantadas.
Penduradas nas paredes estavam a Princesa que não ria, a Princesa que era sapo (imagem acima), um Príncipe num tapete voador (ao lado),e embaixo estava eu, ouvindo encantada minha guia me contar essas histórias que havia contado para sua filhinha. É isso que elas são: imortais, sem idade, e seu significado ajusta-se magicamente à idade, imaginação e características da pessoa que as ouve.
No vídeo você pode ver outras pinturas dele. Na sequencia:
I. Depois da Batalha de Igor, que mostra uma batalha contra os poloneses
II. Um cavalheiro na encruzilhada, ou A escolha do Cavalheiro, que mostra a historia de um cavalheiro que, como está escrito na grande pedra, tem que escolher entre três direções para ir em frente. São todas ruins, mas ele se decide e… depois conto o resto!
III. A menina Alionouchka, que mostra uma pobre menina que vaga pela Russia com seu irmãozinho e vive muitas aventuras
IV. O príncipe Ivan e o Lobo Cinza, que mostra o príncipe montado no lobo com a linda princesa que está salvando
V. Babayaga, uma feiticeira poderosa, severa porém justa, uma velha avó bruxa que tem seu lado bom e o ruim, associada ao signo de Virgem, e, garanto, muito respeitada!
Texto de Bia Del Picchia
Relacionado
Que lindo ! Quanta riqueza !
Não é? amo tudo isso!