Um luminoso Natal com Nossa Senhora da América
O Natal tem o grande significado simbólico de retorno da Luz, representado pelo nascimento de Cristo, que nos salva das trevas. Nele, a Virgem é a fundamental co-salvadora… e é bom lembrar que Ela e seu divino filho não são limitados a apenas uma nacionalidade, cor, raça, idioma. Feliz Natal a todas!
“Ninguém sabe exatamente qual a data do nascimento de Jesus, mas adotou se a data que costumava ser a do solstício de inverno, 25 de dezembro, quando as noites começam a ficar mais curtas e os dias mais longos. Esse é o momento do renascimento da luz. Essa é exatamente a data do nascimento do deus persa da luz, Mitra, Sol, o sol.
Isso me diz que existe uma idéia de morte em relação ao passado, e de nascimento em relação ao futuro, nas nossas vidas e no nosso pensamento: morte da natureza animal e nascimento da natureza espiritual. E disso que falam esses símbolos, de um modo ou de outro.
… E quando a Virgem aquiesce em ser o receptáculo da encarnação, ela própria já está tocada pela redenção. Foi se tornando cada vez mais evidente que o sofrimento da Virgem é equivalente ao sofrimento do filho. Creio que, hoje, na Igreja Católica, ela é chamada de “co salvador”.
Fonte: O poder do Mito, Joseph Campbell