De onde vem a ideia de que bater na madeira espanta o azar?
A origem dessa antiga superstição é mitológica. Na verdade, dizia-se que bater numa árvore manda embora o azar e foi aí que se originou o costume de ‘tocar na madeira’ ou ‘bater na madeira’. Os europeus também acreditavam que o vento nas folhas eram elfos que sussurravam e conversavam entre si enquanto as pessoas passavam por baixo.
O que são elfos exatamente? Bem, Os Elfos, também conhecidos como Elfs ou Elves, são criaturas mitológicas cujas lendas têm como origem o Norte da Europa, com destaque para a Escandinávia, Alemanha e Ilhas Britânicas. São consideradas criaturas de uma cultura antiga, amantes da música, das artes, da dança e, especialmente, da natureza, com a qual mantêm uma relação simbiótica que os torna quase como “filhos” desta. Dedicam-se, de acordo com as lendas a eles atribuídas, à guerra, mas também à agricultura e aos cuidados das florestas, destacando-se sempre por um rigoroso e extremo perfeccionismo. A sua fisionomia tradicional apresenta-os ora do tamanho do homem vulgar, ora apenas como pequenos seres capazes de viver num botão de rosa.
Mas, voltando, todo esse toque ou batida na madeira vem da crença de que todas as árvores têm espírito e você as apazigua batendo e pedindo para entrar na floresta. Assim, é sempre aconselhável pedir permissão antes de entrar numa mata…
Fontes: Espírito do Velho e Infopedia.pt