Cinco mulheres gregas, cinco historias de agora: Helena de Troia, Circe, Cassandra, Penelope, Hermione
No filme abaixo você pode ver um resuminho da Ilíada e da Odisséia, dois mitos gregos importantíssimos, narrados como a jornada de um herói chamado Ulisses.
Nossa questão, como sempre, é: e como ficam as mulheres nessa história? Claro que a obra fala delas, mas nunca o suficiente e sob a ótica grega patriarcal.
Nós vamos trazer 5 mulheres desse mito para a roda de conversa no próximo Encontro de Mitologias, mas mesmo que você não possa ir vale dar uma pesquisada nelas. São:
. Penélope, rainha e esposa do herói Ulisses, que o esperou fielmente por 20 anos, sem duvidar de sua volta e sem olhar para outro;
. Circe, uma das amantes de Ulisses, feiticeira independente que depois virou sinônimo de “bruxa má” por conta disso (a da imagem acima) ;
. Helena de Troia, a rainha cheia de paixão cuja fuga com o amante Paris provocou uma guerra de 10 anos;
. Hermíone, a filha de Helena, menina abandonada que teve uma vida complicada por causa da fuga da mãe, da guerra e de suas consequências; e
. Cassandra, em quem ninguém acreditava, mas que era uma vidente extraordinária, pressentindo tudo que que estava por vir.
Histórias de humanos e histórias de mitos = histórias de mulheres que não tinham voz.
Talvez agora seja hora de a gente perceber o que elas têm a nos dizer, e quem sabe até de sermos a voz delas hoje, do nosso jeito. É assim nós re-vivemos os mitos que, como tudo, acompanham o fluir do tempo e da vida.
OLa gratidao. E sobre mitologia Grega eu indico o podcast Noites Gregas. Muito bem fundamentado.