Xamãs na exposição de Kandinsky
A exposição de Kandinsky no CCBB está sensacional. Ela acentua a vinculação do pintor com a arte tradicional russa, com os contos de fadas, folclóricos e mitológicos, e principalmente com o xamanismo siberiano.
Além de tambores e outros objetos, na exposição vemos trajes cerimoniais de 100 anos atrás, com tudo a que um bom xamã tem direito: sinos, címbalos e espelhos de bronze, asas de pássaros nas costas, serpentes de couro enrolado.
Segundo um dos quadros explicativos, Kandisnky estava interessado em mostrar a relação de sua arte com o “mundo dos espíritos invisíveis, entidades com as quais se confrontam e lutam os xamãs quando praticam sua arte de videntes, curandeiros e artistas”.
Estava convencido de que o espiritual deveria prevalecer sobre o material tanto na vida como na arte, e queria fazer falar a “alma das coisas” através de suas formas, primeiro figurativas e depois cada vez mais abstratas.
Apesar de ter tido que se exilar consecutivamente da Russia soviética e depois da Alemanha nazista, ele teve uma vida produtiva e foi um dos mestres na icônica Bauhaus, escola de artes e arquitetura que marcou a estética do sec XX. Recomendo que, se quiser ir, agende hora no site para evitar longa espera na fila.
Post de Bia Del Picchia
Beatriz, vai ter um passeio no Sesc que quando vi na hora lembrei aqui de vcs e do Blog !! É sobre o Feminino e arte de SP. Segue o link do site do Sesc : http://www.sescsp.org.br/turismo/4373_SAO+PAULO+DAS+DIANAS+O+FEMININO+E+A+ARTE+SAO+PAULO. Eu queria ir mas vou ter um compromisso no dia, mas c vcs forem podem postar alguma coisa no Blog (sugestão o:-) … ) RSRSRSS… Um abraço,