Dicas para descobrir em que parte da jornada da heroína você está
A JORNADA DO HERÓI E DA HEROÍNA foi uma descoberta do mitólogo Joseph Campbell que, ao estudar inúmeros mitos de heróis de tempos e tradições diferentes, descobriu um modelo básico que se repete sempre. Mas na verdade a Jornada não trata apenas da vida lendária de mitos e seres encantados. Ela retrata a nossa, a SUA jornada de ser humano. Olha só como é, simplificando:
Todo herói e toda heroína, de certa forma, rompe com a vida que levava até então ao responder a convocação de um CHAMADO A AVENTURA, passa por uma longa INICIAÇÃO, onde vive tempos de APRENDIZADO e de PROVAÇÕES e acaba achando seu tesouro, que Campbell chama de BLISS. Depois fazem o RETORNO para a vida cotidiana trazendo esse tesouro, a DÁDIVA para ser ofertado aos outros.
Talvez você possa identificar onde está dentro desse modelo, em qual parte dessa jornada você está agora. Vamos lá:
- Acha que já ouviu seu CHAMADO? De que forma ele veio ou está vindo? Está respondendo a ele? Já iniciou sua jornada pessoal e única rumo a si mesma?
- Quais são suas INICIAÇÕES? Como está sendo seu aprendizado e seu percurso? Nele entram suas irmãs, grupos e círculos de mulheres? De que jeito?
- Você já passou por transformações que são frutos de experiência difíceis? De sofrimentos e incompreensões, inclusive aqueles vindos pelo fato de ser mulher nessa cultura, muitas vezes tão hostil a nós quando não aceitamos passivamente o que ela nos impõe? E como vem tratando desse sofrimento, dessas PROVAÇÕES? Como vem fazendo seu resgate?
- Já descobriu sua BLISS? Se descobriu e está no caminho, fique nele! Mas se ainda não sabe, a dica é: estamos vivendo, o tempo todo, experiências que podem dar uma intuição ou lampejo de onde ela está. Há algo em você que sabe quando você está no centro, quando você está na direção certa ou fora dela. O que te faz sentir plenamente viva? Quais momentos, atividades e percepções que parecem bater com o mais profundo da sua alma? Se tiver uma resposta, agarre-a. Não se deixe desviar!
- Quais suas DÁDIVAS ao mundo? Além da dádiva que você vai trazer ou está trazendo, pelo simples fato de ser mulher e estar buscando sua bliss está fazendo isso por si mesma, mas também por todas as outras do passado, do presente e do futuro. Por cada mulher que lá atrás foi para a fogueira, por nossas irmãs de hoje e pelas netas de nossas netas que virão desfrutar do que estaremos lhes deixando agora.