O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Um livro, uma série, um desenho para crianças: sugestões para a quarentena

Nessa primeira sugestão escolhi 3 obras orientais meio poéticas, meio filosóficas, meio mágicas, leves e lindas.

Livro: A LENDA DE MURASAKI é uma biografia romanceada sobre a vida de Murasaki Shikibu, que também enfrentou uma quarentena. Ela é a autora do primeiro romance da literatura mundial, escrito no sec XI. A personagem principal é uma moça que não tem interesse em homens e ainda assim escreve romances sobre Genji, um belo conquistador. No início do livro, Murasaki tem que se refugiar no campo por causa de uma peste, a varíola, que estava dizimando a população. Escrever era uma forma de criar outro mundo, lidar com seus sentimentos e se comunicar.  O livro está recheado de mini poemas no estilo japonês, que associam as estações e a natureza aos sentimentos  – por exemplo, quando sua amiga está distante, ela escreve: Cartas viajam para o ocidente com a lua, poderia eu esquecer de mandar notícias com as nuvens que vagueiam? Tempos de quarentenas sem internet… Entre outras coisas, ela conta que se protegia o imperador da peste dando a ele infusão de folhas de gingko, por exemplo. Autoria de Liza Dalby, ed Objetiva.

 

Serie: MIDNIGHT DINNER mostra as noites de um mini restaurante de Tokio que abre meia noite e vai até as 6 da manhã. O cozinheiro e dono é um sábio mestre que com delicadeza, bons pratos e empatia vai dando uma força para seus boêmios clientes que interagem sentados em torno do balcão. Uma delícia. E cada episódio traz as receitas do prato daquela noite. Até fiz alguns…  Netflix e youtube.

 

Desenho para crianças pequenas e adultos preocupados: MEU AMIGO TOTORO é uma obra prima. Uma família composta por pai e duas meninas se mudam para uma casa num sitio enquanto esperam o retorno da mãe que está hospitalizada. As crianças vão conhecendo a casa, os campos, os vizinhos, a rotina do dia a dia com o pai distraído e gentil – e aí descobrem Totoro, um mitológico ser da natureza. Esse desenho mostra a ligação do Japão com a natureza em seu aspecto mais poético, bonito, divertido – crianças adoram as personagens – e profundo. Recomendo que você assista junto com a criança, vai fazer bem. Netflix e trechos no youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *