Once Upon a Time – Era uma vez…
Gente, não sou muito de assistir televisão, mas está passando uma serie na tv (sony)… sem brincadeira, que não dá para deixar passar!
É a historia de um garotinho que afirma que todos que vivem em sua cidade, Storybrooke, na realidade são personagens de contos de fadas.
Sua mãe adotiva é a Madrasta da Branca de Neve, que é a sua professora. Seus dois amigos são João e Maria, e por aí vai…
O problema é que todos se esqueceram de quem realmente são, e o desafio é faze-los se lembrar.
Isso faz tocar algum sininho para vocês?
Para mim tem a ver com a individuação, com o Self, com o que diz muitas tradições espirituais. Uma historia vedanta, por exemplo, conta que nós somos príncipes mas, esquecidos disso, agimos como mendigos. Não é poético pensar se não somos, em outro mundo, personagens de contos de fadas…?
É claro que é uma serie americana, ou seja, cheia de chavões e simplificações (por ex, os maus são muito maus e os bons, bons demais), mas também é bonita e divertida.
Vemos as coisas acontecerem ao mesmo tempo no mundo contemporâneo e no dos contos de fadas, num diálogo mito-vida.
Diálogo que nós duas fazemos nos livros e também aqui no blog.
No marcador contos das meninas estão as historias de fadas das entrevistadas que eu escrevi e a Cristina desenhou; nos meus Re-contos de fadas estão novas interpretações dessas velhas, e atuais, narrativas.
Texto de Beatriz Del Picchia
Assisti a toda primeira temporada dessa série, que terminou recentemente… e deixou um gancho excelente para a segunda temporada! É meio bobinho, mas é bom sim, simples e cativante, também recomendo a todos!