O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

O Feminino e os Livros: um balanço

Hoje é dia 26 de dezembro, última quinta-feira de 2013. Há cerca de um ano, na primeira quinta-feira de 2013, dia 3 de janeiro eu comecei essa série de posts O FEMININO E OS LIVROS, com o livro da Jean Shinoda Bolen, O MILIONÉSIMO CÍRCULO. 
No post de 27 de julho, 6 meses depois, eu contei: 

No final do ano passado, conversando com a Bia disse que ia começar a escrever sobre livros e a questão das mulheres e do princípio feminino, já que muita gente já tinha nos pedido referências sobre isso. Comecei despretenciosamente, mas como tudo que tem a ver com a alma da gente, fui “abduzida”por esse trabalho. Para escrever os posts tive que reler (alguns ler) os livros que indicava e um por semana, já que me propus a escrever sobre um livro a cada quinta-feira. Sem a princípio ter essa intenção, fazer isso foi me mostrando o caminho que percorri para me formar como mulher, quando penso em livros. Virou uma jornada para mim, cheia de surpresas e aventuras e por isso há algum tempo atrás decidi que vou fazer isso por um ano, 52 semanas, 52 livros (ou um pouquinho mais, porque as vezes indico mais de um no mesmo post)! Comecei no dia 3 de janeiro e pretendo terminar no dia 26 de dezembro. Porque um ano, porque tantos livros? Por nenhum outro motivo além do prazer do desafio! Adoro fazer as coisas sem nenhuma finalidade prática, só pelo desejo de fazê-las! 


Bom, hoje cheguei ao post número 51,o último do ano – não foram 52 porque numa quinta de outubro não escrevi sobre O Feminino e os Livros, porque falava do nosso indo para a Feira Literária de Frankfurt. 

Resolvi então hoje não indicar qualquer livro e, sim fazer um balanço dessa que foi, como disse em julho, uma pequena mas especial jornada para mim. 

Foram 51 posts em 52 semanas, um ano e 52 livros indicados e descritos, sempre de uma forma bem pessoal. Foram 17 livros de psicologia ou ligados a psique ou ao comportamento humano, sendo 9 de junguianas; 14 de ficção, 5 do que chamei de ensaios, por falta de uma qualificação melhor, 14 de biografias, auto biografias ou memórias e 2 de poesias. Foram 48 autoras, 39 estrangeiras e 9 brasileiras e 2 autores, os dois estrangeiros. Falei desde livros publicados no século IX até de livros publicados esse ano, mas a grande maioria foram livros publicados a partir da década de 1980. 

E todos livros que foram e são importantes, referência e fonte de prazer para mim! 

São eles em ordem em que foram postados:

O MILIONÉSIMO CÍRCULO, AS BRUMAS DE AVALON, A MULHER EMERGENTE, DEZ MULHERES, O JARDIM SAGRADO, HANNA E SUAS FILHAS, A FEMINILIDADE CONSCIENTE, NA CASA DA MINHA MÃE, O CAMINHO DE AVALON, SOMA DOS DIAS, FLORES RARAS E BANALÍSSIMAS, COMER,REZAR,AMAR, LENDO LOLITA EM TEERÃ, O VIOLINO CIGANO, MEDITAÇÕES PAGÃS, CASA DE BONECAS, OUTRAS MULHERES, O SEMELHANTE, AS LETRAS DO MEU NOME, A ESCADA ESPIRAL, O CLUBE DO BISCOITO, UM TETO TODO SEU, PROFISSÕES PARA MULHERES E OUTROS ARTIGOS FEMINISTAS, A MULHER FERIDA, VIVENDO PELA PALAVRA, NAS TUAS MÃOS, MULHERZINHAS, ANNE SHIRLEY, AS BOAS MULHERES DA CHINA, ESPELHOS DO SELF, ORÁCULOS DE MAIO, O VERÃO SEM HOMENS, AGORA E SEMPRE, A MULHER E O DESEJO, A CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS, LAS BRUJAS NO SE QUEJAN, LIÇÕES DE VIDA, CABINE PARA MULHERES, FRIDA KHALO, A SABEDORIA DAS MULHERES, MEUS PASSOS EM BUSCA DA PAZ, AS DEUSAS E A MULHER MADURA, OS MISTÉRIOS DA MULHER, A CORAGEM DE CRESCER, O RIO DO MEIO, CAMINHO PARA INICIAÇÃO FEMININA, A MULHER DE 0 A 90, TOQUES DE ALMA, O FIO DAS MISSANGAS, O LIVRO DE ZENÓBIA, FEMININO + MASCULINO, FIANDO PALHA TECENDO OURO.

Se você quiser ler o post sobre alguns desses livros, é só clicar, OUTROS LIVROS

Como já falei esse foi um desafio que me auto impus e que, se por um lado me deu um pouco de trabalho, por outro me proporcionou um grande prazer. Além disso foi MUITO legal receber feedbacks muito positivos de leitoras tanto aqui pelo blog quanto pelo facebook. 

Resolvi que vou continuar, porque ainda tenho vários livros que, para mim, merecem ser indicados, mas vou ser menos pretensiosa e, fazer isso as quintas-feira, como de costume, mas a cada 15 dias e por um semestre. Então começo na segunda quinta do ano, dia 9 de janeiro de 2014 e vou até dia 28 de junho: serão pelo menos mais 13 livros. Depois disso resolvo se continuo ou não. 


Nas quintas-feiras intercaladas começo outra série, que será escrita por mim ou pela Bia chamada MULHERES MARCANTES, que vai estar na categoria Sobre o Feminino. Nessa série vamos falar de mulheres – foto, uma pequena biografia e talvez, quando for o caso, imagem de alguma obra – que fizeram diferença no mundo, seja por sua arte, sua profissão, suas descobertas, sua atuação, sua vida!


Bom final de 2013 e um aventuroso 2014 a todas e todos vocês que nos acompanham aqui no blog!


Texto de Cristina Balieiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *