O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

O Feminino e os Livros: MEUS PASSOS EM BUSCA DE PAZ

MEUS PASSOS EM BUSCA DE PAZ, foi escrito por Odete Lara e lançado em 1997 pela editora Rosa dos Tempos. Nele a atriz de cinema e televisão, uma das mais importantes do cinema novo, símbolo sexual dos anos 60/70 e com uma importante participação na Bossa Nova, conta sobre seu “mergulho”no budismo e sua radical mudança de vida.

Ela já havia escrito antes dois livros autobiográficos: EU, NUA, de 1975, onde conta sua trágica infância, sua juventude e toda sua vida como atriz, mulher linda e de vida amorosa bem complicada e MINHA JORNADA INTERIOR, onde relata por meio de diários da sua longa terapia a busca de cura de suas profundas feridas emocionais, o abandono gradual da vida artística e seu refúgio na Serra Fluminense e seu encontro com o budismo. Em MEUS PASSOS EM BUSCA DE PAZ, ela vai relatar seu aprofundamento na busca espiritual.

Começa com uma viagem, ou melhor uma peregrinação que faz à Índia, Nepal, Tailândia, Cingapura e Sri Lanka, em 1979. São diários de viagem onde ela conta o que viu e viveu e acima de tudo das experiências interiores que ia tendo. 
Pretendia prolongar essa viagem, mas por causa de um grande acidente em seu sítio em Friburgo, onde morava, tem que voltar ao Brasil. Reconstrói a casa (o que dura cerca de um ano), enquanto periodicamente vai fazendo retiros no mosteiro Zen-Budista do Espírito Santo, Morro da Vargem. 
Resolve então viajar para o Japão para se aprofundar no budismo, mas antes resolve passar uns dias em São Francisco. Lá, entre outros lugares dedicados a busca espiritual que visita, vai conhecer o Zen Center e lá se encanta. Acaba ficando por um ano, morando, trabalhando e fazendo as práticas e os retiros. 
Depois disso vai para o Japão onde visita e faz retiros em vários mosteiros budistas. Passa três meses nisso e parte então novamente para a Índia, onde peregrina de novo. Volta novamente para São Francisco e para o Zen Center e continua com suas práticas e retiros. Acaba conhecendo lá o monge budista vietnamista Thich Nhat Hanhn. 
Permanece viajando, peregrinando e se aprofundando nas práticas budistas por quase 4 anos. 
Decide voltar para o Brasil e resolve traduzir um dos livros de Thich Nhat Hanhn para o português. Acaba depois traduzindo vários de seus livros e organizando vindas dele ao Brasil. O livro termina com os relatos que faz desse encontro com sua paz interior. 

Odete Lara não tem pretensões literárias; seus três livros são na verdade relatos e diários profundamento honestos daquilo tudo o que viu e viveu, no mundo externo e principalmente no mundo interno. E MEUS PASSOS EM BUSCA DE PAZ é a culminação do seu caminho espiritual. 

Esse livro tem uma importância muito particular para mim. Lembro de tê-lo lido logo que foi lançado e gostado muito, tanto que fui atrás dos outros dois para conhecer melhor a história da autora. Mas, como costumo fazer, fui relê-lo pouco depois, no começo da década de 2000 e me aconteceu algo muito forte. Lembro muito bem aonde estava: sentada no meu antigo sofá azul da sala do meu antigo apartamento e de repente tive um insigth. Foi muito forte, ficou reverberando intensamente em mim e foi o início de uma grande guinada na minha vida. Esse insigth acabou fazendo parte do meu livro e da Bia, MULHERES NA JORNADA DO HERÓI – pequeno guia de viagem, como mais um exemplo de um CHAMADO À AVENTURA: 

Eu estava lendo “Meus passos em busca da paz”, da Odete Lara e, de repente pensei: ”Porque eu não posso pedir demissão, não trabalhar mais em empresa alguma, deixar de ser infeliz e buscar um trabalho que faça sentido para mim? Por que não?”. Foi um momento quase mágico: aquela mudança que antes me parecia impossível, passou a ser inevitável! –

Foi como se a coragem dela tivesse me contaminado! Histórias verdadeiras podem fazer isso. Então, além dessa minha relação fortemente pessoal com o livro, o indico porque é uma bela história de uma mulher em busca da sua BLISS.

Texto de Cristina Balieiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *