O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Madonas Negras – A Virgem do Pilar da Catedral de Chartres


Além da querida Nossa Senhora Aparecida, existem mais de 500 estatuas e pinturas de  Virgens Negras espalhadas pelo mundo todo.
Muitos arqueólogos acreditam que elas se conectam a cultos mais antigos que o cristão, entre outros ao da Deusa-Mãe pré histórica. E ao de Isis, importante  deusa egípcia, muitas vezes representada com seu filho bebê (Hórus) no colo, imagem que se assemelha à da Virgem com Jesus
Além disso, Isis também era representada com estrelas e de pé sobre a Lua crescente. Na Europa, a maioria das Virgens Negras está na França, e talvez remetam também a cultos druidas.
Há muito mais a dizer sobre elas, o que vou fazer aqui aos poucos, porque gosto demais dessas fortes Madonas que vou buscando por onde passo.

Hoje trago Nossa Senhora do Pilar, que está na Catedral de Chatres, França.
Foi feita no sec 16, de madeira, colocada originalmente num pilar posteriormente destruído.

Em períodos de grandes calamidades, as crianças vinham até ela e, de joelhos, tocavam sua mão cantando Salve Rainha.  Até hoje, velas ficam acesas o tempo todo como símbolo da devoção desses pequenos fiéis.

.

3 comentários

  1. Olá Beatriz,

    Fiz uma peregrinação pela Europa em busca das Madonas Negras na França, Espanha, Itália e Alemanha. Elas têm realmente uma energia diferente das demais.
    Em Chartres, fiz a visita à cripta, que é uma igreja também, e onde são realizados os batizados, onde está a Virgem Negra original, próximo ao poço dedicado à Deusa, cujas águas eram consideradas milagrosas muito antes de ser uma igreja cristã.
    Como esta igreja é dedicada à ascenção da Virgem (que subiu aos céus com seu corpo físico) não tem mortos na cripta.
    Foi uma experiência inesquecível. Em breve irei postá-la no blog e te aviso
    Gostei muito do seu post.
    Bjs e ótima semana
    .

  2. Logo,logo, Cristiane, iremos contata-la para um encontro mais pessoal, ok? Temos muito a conversar, concorda?
    Bjs
    Cris e Bia

  3. Cristiane, que bacana sua peregrinação! Quero saber mais sobre isso! E mais para frente vou colocar aqui também a Virgem da cripta de Chartres, com certeza.

    bj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *