O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Junguianas falam sobre o Feminino e sobre mulheres


Marion Woodman
O feminino não se interessa em estar no topo; o feminino se dedica à vida nesse momento. Dedica tempo para olhar as árvores; dedica tempo à construção de relacionamentos de profundidade, a ser levado por aquela força que confia que existe um significado inerente a essa vida.

Nancy Qualls-Corbett
Quando o feminino divino, a deusa, deixa de ser reverenciado, estruturas sociais e psíquicas tornam-se super mecanizadas, super politizadas e super militarizadas. O pensamento, o julgamento e a racionalidade tornam-se os fatores dominantes. Necessidades de relacionamento, afeto, carinho e respeito pela natureza permanecem negligenciados. Não há equilíbrio nem harmonia, seja dentro de si mesmo, seja no mundo externo.

Connie Zweig
O princípio feminino foi arrancado não apenas do reino mitológico, social e político, mas também da vida interior dos indivíduos, onde poderia ter o poder de proporcionar o Eros, a capacidade de relacionamento, a alimentação e criação e um tipo de autoridade que vem da alma. Por essa razão, o Feminino muitas vezes está ausente também de nossas vidas interpessoais, no espaço sagrado que há entre nós e aqueles que amamos.

Sylvia B. Perera
O retorno à deusa, para renovação numa base de origem e num espírito feminino, é um aspecto vitalmente importante na busca que a mulher moderna empreende em direção à totalidade. (…) Uma conexão interior dessa natureza é uma iniciação essencial para a maior parte das mulheres do Ocidente; sem ela não podemos ser completas. Esse processo requer, a um só tempo, um sacrifício de nossa identidade enquanto filhas espirituais do patriarcado, e uma descida para dentro do espírito da deusa, porque uma extensão enorme da força e da paixão do feminino está adormecida no mundo subterrâneo, no exílio há mais de 5000 anos.

Esther Harding
Na época do período menstrual, a natureza feminina instintiva movimenta-se dentro dela e, como maré enchente, subjuga pelo menos parte de sua consciência. Isso não é necessariamente uma experiência negativa, mas pode ser também positiva, como o sono, que poder considerado como perda de tempo, quando na verdade é durante o sono que as faculdades físicas são restabelecidas. Tanto um como o outro são meios de entra em contato com as camadas mais profundas da natureza, em geral perdidas na regiões inacessíveis do inconsciente.

Barbara Black Koltuv
Num nível biológico básico, as mulheres são diferentes: nós temos um ciclo lunar. Somos capazes de carregar e nutrir outra vida dentro de nós mesmas, de dar à luz e amamentar com o nosso corpo. Esse é o aspecto transformacional miraculoso das mulheres. Esse ciclo lunar interior, ou ciclo menstrual, afeta nossa energia, nossas idéias, nossas emoções, e é a matriz da nossa própria natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.