O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: Na Companhia de Bela

Era uma vez maravilhosos contos de fadas escritos por mulheres, mas um bruxo malvado os encantou tornando-os invisíveis e desvalorizando as autoras justamente por serem… mulheres. O final feliz é que finalmente esses contos e suas autoras estão sendo resgatados.

O bruxo malvado se chama machismo e um dos resgates é o livro Na Companhia de Bela, de Susana Ventura e Cassia Leslie, com maravilhosas ilustrações e projeto gráfico de Roberta Asse.

Ele traz sete contos de fadas literários escritos por mulheres francesas do sec XVII e XVIII para entreter adultos. Também apresenta uma pequena biografia ilustrada das seis autoras e, como vc pode ver na foto, algumas observações do contexto literário e histórico incluindo a desafiadora situação feminina na época.

É interessante saber que as vidas das escritoras foram quase tão movimentadas quanto seus contos. Uma delas, a Baronesa d´Aulnoy, tinha um salão literário, mantinha-se com o que recebia por seus livros de sucesso e estimulava outras mulheres a escreverem e publicarem suas obras.

As escritoras são: Mme Leprince de Beaumont  (conto A Bela e a Fera);  Mlle De La Force (Salsita, versão mais antiga de Rapunzel), Baronesa d´Aulnoy (conto Bela Bela, sobre uma princesa guerreira), Mlle Lhéritier (Os encantos da inocência, cuja  protagonista ama ler e a madrasta tenta impedir), Mlle de Lubert (A princesa Alfinete, uma sucessão de transformações), e uma autora anônima com o conto O príncipe Arco-Íris, no qual a mocinha aprisionada se apaixona por um arco-íris, na realidade um príncipe que terá que resgatar do encantamento.

As autoras e seus contos foram deixados de lado e todos os holofotes foram para autores como Andersen, Irmãos Grimm, Charles Perrault. Mas agora nós, mulheres, vamos recuperando partes encantadas de nossa própria história encerradas em preciosos legados femininos como os deste livro.

 

3 comentários

  1. Cristina disse:

    Cris e Bia, por gentileza atualizem meu e-mail para receber a data do próximo encontro on-line de maricrisz@bol.com.br para macris.santos.souza@gmail.com
    Agradecida
    Cristina Souza

    1. biapicchia disse:

      Feito, Cris, bjs!

  2. Factima El Samra disse:

    Muito obrigada pela dica! Tentarei achar! Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *