O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Feliz Ano do Coelho!

A partir de hoje, quinta, dia 3, segundo a Astrologia Chinesa, estamos entrando no Ano do Coelho de Metal.
Como acredito que há grande sabedoria embutida nas antigas tradições, além de aplicar para mim mesma, vou passar aqui um resumo do significado e de rituais sobre isso.

É bom lembrar que essas coisas tratam de elementos sutis, de atmosferas e campos de força. Não são receitas prontas ou mágicas, tipo aquela brincadeira infantil onde “se faz o que o mestre mandar”.
Elas só têm sentido na medida em que, justamente, têm sentido para você. Penso que é na relação que se estabelece entre nós e as coisas que, aí sim, a “mágica” pode acontecer.

Então, para acolher o Ano Novo, os taoístas chineses recomendam que, primeiro, a gente faça uma limpeza geral, na casa e em nós mesmos.
Jogar fora ou doar o que não usamos mais, abrir espaço para o novo. Lavar amuletos, altares, lembranças, queimar velhas contas, rasgar rancores, deixar tudo limpinho e faxinado.
Nós, Cris e eu, fizemos isso aqui nesse blog, limpando algumas áreas, reformando os marcadores, etc.

Depois, segundo me informa o Wagner Canalonga, da Sociedade Taoista, os chineses costumam dependurar na porta da casa um amuleto que é o ideograma PRIMAVERA, que colocam de cabeça para baixo, pois assim tem o som de: A PRIMAVERA CHEGOU.
É esse símbolo em vermelho e preto daí de cima, que colocamos sobre esse texto, como que dependurado em uma porta. É tempo de renovação para esse blog também!
Depois, vestidos com roupas vermelhas, nos dias seguintes os chineses vão para a rua soltar rojões e celebrar!
Nós também vamos celebrar num brinde, se não der para soltar rojão!

E há mesmo o que celebrar porque, depois desse 2010, que foi um Ano do Tigre agitado e instável (ou não?), o Ano do Coelho tende a ser mais tranqüilo, favorecendo a estabilização das energias e acalmando os nervos.
Traz um clima adequado para as negociações, bom para a gente focar nos relacionamentos, na família, na diplomacia, para se dar um tempo e aproveitar a onda mais pacifica.
É também propício aos negócios e transações financeiras, desde que sejam feitos com atenção e cuidado, sem forçar a barra.

O Coelho é um símbolo da Lua, e traz Boa Sorte.
Então, recomendam alguns taoístas que, durante todo esse ano, a cada Lua Cheia, a gente olhe para ela e visualize seu brilho vindo em nossa direção, preenchendo-nos com sua luz, trazendo sabedoria, coragem e amor para nossa vida.

Texto de Beatriz Del Picchia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *