O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Antigos deuses eslavos em esplendidas imagens e vídeo

A fotografa polonesa Marcin Nagraba fez essa magnifica série de imagens para honrar sua antiga cultura pagã eslava, com a colaboração do designer de fantasias Agnieszka Osipada .

Os eslavos (thecos, eslovacos, poloneses, russos, ucranianos, búlgaros, croatas, sérvios, eslovênios e outros) eram politeístas e adoradores do Trovão e da Terra. Com a chegada do cristianismo, a partir do sec VII as antigas crenças foram se adaptando e mesclando, como aconteceu com nosso candomblé em seu sincretismo com o catolicismo. E lá, como aqui, eles se adaptaram sem perder a essência de seu espírito suntuoso, perceptivo e reverente ao sagrado.

Quando estive na Rússia fiquei maravilhada com as poderosas imagens sacras. Aqui em São Paulo, na Igreja de São Bento, logo no primeiro pilar à direita você pode ver uma Madona russa belíssima com um manto bordado de perolas e pedras preciosas.

Acredito que os antigos deuses, assim como o espirito de uma terra ou de um povo, são imortais mesmo. Como arquétipos, eles podem ficar séculos meio dormitando, mas estão sempre prontos a ressurgir se sua energia for novamente necessária aos humanos. 

Varias fotos e uma parte dessas informações foram colhidas em http://www.boredpanda.com/pagan-slav-culture-photography-marcin-nagraba-angieszka-osipa/?utm_source=facebook&utm_medium=link&utm_campaign=BPFacebook e compartilhadas por Monica Branco, a quem agradeço.

1 comentário

  1. Ana disse:

    Uau, lindo ! Gratidão por postar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *