O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

O Feminino e os livros: A SOMBRA NOS GRUPOS E CÍRCULOS DE MULHERES

cler3
Voltando a série de indicar livros que tenham a ver com o Feminino no sentido amplo, hoje indico um lançado agora em setembro, no III Encontro de Círculos de Mulheres e que tive a honra de prefaciar. Foi escrito pela Cler Barbiero de Vargas e editado pela Pólen Editorial: A SOMBRA NOS GRUPOS E CÍRCULOS DE MULHERES – Um guia para conscientizar, integrar e curar as relações femininas.
Seguem trechos do meu prefácio onde explico a importância desse livro no pensar sobre o Feminino.
“A primeira coisa que quero dizer da Cler e desse seu novo livro, é que ela é uma mulher muito corajosa! Corajosa porque toca na Sombra dos círculos de mulheres! Os círculos de mulheres e o Movimento do Milionésimo Círculo proposto por Jean Shinoda Bolen se tornaram uma referência mundial na busca de mudança da cultura patriarcal em que vivemos há milênios. Os círculos têm sido espaços de transformação de inúmeras mulheres, onde muitas resgatam sua autoestima, recuperam seu poder pessoal e desenvolvem a “sororidade”: esse lindo conceito que significa reaprendermos a nos ver como “irmãs”.
Falar então sobre a Sombra de algo que é tão caro e importante para tantas mulheres exige coragem. Tentamos enxergar só no lado luminoso dos círculos. Mas, toda nossa complexidade e ambiguidade psicológica pode aflorar em um círculo! Reconhecer, não negar e trabalhar as dificuldades: medos, agressividade, confusões, sofrimentos e outros sentimentos ruins que podem aparecer nesses grupos é fundamental para fazê-los crescer e se fortalecerem, assim como a cada mulher que dele participa!
Cler trata do assunto de forma muito cuidadosa, delicada e amorosa, mas não foge de abordar de forma direta e clara o problema. Mas, mais que pôr o dedo na ferida, ela nos mostra que o caminho de encarar a Sombra pode ser aquele que nos leve ao mais profundo e amplo de nossas possibilidades
Mas Cler não permanece no simples apontar sobre a existência do lado sombrio que pode aparecer nos círculos e em suas participantes! Muito mais importante, ela constrói um guia valioso sobre como lidar com essa questão. Misturando sua experiência pessoal ao contar casos verdadeiros que viveu com um método claro de trabalho, ensina um passo a passo de lidar com os problemas advindos da Sombra, transformando-os uma oportunidade de crescimento e amadurecimento dos grupos e de cada participante.
Recomendo esse livro tanto para servir como reflexão, como um manual importante e poderoso na construção do movimento dos círculos. Para cada mulher que participa, coordena ou quer criar um círculo de mulheres tenho certeza que esse livro será uma ajuda fundamental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *