O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Entrevista com Gudrun Burkhard, pioneira da antroposofia no Brasil

Cristina e eu,GUDRUN LIVROS Beatriz, participamos como consultoras da equipe que entrevistou essa sábia e realizada curadora. Assista o lindo vídeo, mas se quiser saber mais abaixo está uma breve biografia dela coletada no site da SAB, Sociedade Antroposofica no Brasil, link aqui.

Gudrun Burkhard nasceu em SP em 1929, fez Medicina na USP e aos 27 anos tornou-se médica na primeira escola Waldorf do Brasil. Estudou Medicina Antroposófica na Suíça, e na volta para cá montou em sua casa um grande depósito de medicamentos, sendo daí que nasceu o impulso para se criar a Weleda do Brasil. Junto com o marido Pedro Schmidt colocou a pedra fundamental da Clinica Tobias, a primeira clínica antroposófica fora do continente europeu. Aos 51 anos inaugurou o Centro Paulus, centro de Formação Antroposófica, aos 52 foi presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, cargo que manteve por 7 anos, e aos 53 anos fundou a Artemísia, Centro de Desenvolvimento Humano, voltada principalmente para o trabalho biográfico e programas de revitalização e desintoxicação. Escreveu vários livros, e a partir dos 59 anos ministra formação de aconselhamento biográfico na Europa. Em 1993 ajudou a fundar a Associação Internacional para o Trabalho Biográfico, e neste mesmo ano iniciou a formação em aconselhamento biográfico no Brasil. Desde 1997 mora em Florianópolis, onde participou da criação da Clínica Viális, da Associação Sagres.

O Feminino e o Sagrado_Gudrun Burkhard from Kjell Sandvik on Vimeo.

3 comentários

  1. Ana disse:

    Bom dia meninas! Eu recebi um link com o texto “O Retorno de Héstia” no meu email, mas não tive acesso ao artigo ! Dá “conteúdo não encontrado”. Inclusive não está constando no site. Sabem oq aconteceu? Fiquei curiosa pra ler , rs. Gratidão

    1. crisbalieiro disse:

      Ana, vai sair dia 30 de maio, já está agendado, ok?
      Abç
      Cris

      1. Ana disse:

        Ahhh ok ! Obgada Cris! Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *